Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
ORQUIZA-DE-CARVALHO, Lizete Maria; GONCALVES, Laise Vieira y CHAPANI, Daisi Teresinha. Sequências Didáticas de Caráter Sociocientífico como Espaço de Pesquisa, Formação e Ensino na Interface Escola-Universidade. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21022. Epub 05-Mayo-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210022.
Neste artigo analisamos o processo de produção de sequências didáticas de caráter sociocientífico em um contexto de ação e formação de professores na interface escola- universidade. Indagamos sobre a maneira e as condições em que o caráter controverso do conhecimento científico e tecnológico foi evidenciado em diferentes processos de formulação de questões sociocientíficas durante o planejamento de sequências didáticas ocorrido no âmbito escola-universidade. Os dados foram constituídos a partir de teses e dissertações produzidas em um mesmo grupo de pesquisa. Como resultado, foram evidenciadas etapas de desenvolvimento do trabalho coletivo em função de desdobramentos do debate sobre as questões sociocientíficas.
Palabras clave : Formação de professores; Sequências didáticas; Questões sociocientíficas; Integração escola-universidade.