SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Concepciones y Prácticas de Enseñanza Declaradas sobre Aspectos Sociológicos de la Naturaleza de la Ciencia de Docentes de Escuela Secundaria de una Ciudad de ArgentinaConceitos de Força Manifestos nas Falas de Professores de Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ORQUIZA-DE-CARVALHO, Lizete Maria; GONCALVES, Laise Vieira  e  CHAPANI, Daisi Teresinha. Sequências Didáticas de Caráter Sociocientífico como Espaço de Pesquisa, Formação e Ensino na Interface Escola-Universidade. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21022.  Epub 05-Maio-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210022.

Neste artigo analisamos o processo de produção de sequências didáticas de caráter sociocientífico em um contexto de ação e formação de professores na interface escola- universidade. Indagamos sobre a maneira e as condições em que o caráter controverso do conhecimento científico e tecnológico foi evidenciado em diferentes processos de formulação de questões sociocientíficas durante o planejamento de sequências didáticas ocorrido no âmbito escola-universidade. Os dados foram constituídos a partir de teses e dissertações produzidas em um mesmo grupo de pesquisa. Como resultado, foram evidenciadas etapas de desenvolvimento do trabalho coletivo em função de desdobramentos do debate sobre as questões sociocientíficas.

Palavras-chave : Formação de professores; Sequências didáticas; Questões sociocientíficas; Integração escola-universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )