SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Socio-scientific Didactic Sequences as a Space of Research, Education and Teaching in the School-University InterfaceMathematical Knowledge Transfers: an experience between Brazilians and Germans from 1971-2002 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MARTINS, Milene Rodrigues; NEVES, Marcos César Danhoni  and  GARDELLI, Daniel. Conceitos de Força Manifestos nas Falas de Professores de Física. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21023.  Epub May 05, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210023.

O presente artigo tem por finalidade investigar como o conceito de força é abordado no discurso de professores universitários de Física de uma instituição pública do norte do Paraná, com ênfase em sua dimensão histórica, especialmente entre os séculos XVII e XVIII. Para atender a esse objetivo foram adotados os pressupostos da pesquisa fenomenológica, com o intuito de encontrar indícios de como se deu a construção destes conceitos e, de maneira indireta, entender como e se a História da Física está presente em suas práticas didáticas. Ao fim das análises, pode-se identificar que a versão que é sucintamente difundida na maioria das concepções dos docentes refere-se a uma abordagem essencialmente direcionada à mecânica newtoniana, que suplanta indevidamente as contribuições de seus predecessores e sucessores.

Keywords : Ensino de Física; Ensino superior; História da física; Fenomenologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )