SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Sequências Didáticas de Caráter Sociocientífico como Espaço de Pesquisa, Formação e Ensino na Interface Escola-UniversidadeTransferências de Saberes Matemáticos: uma experiência entre brasileiros e alemães de 1971-2002 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

MARTINS, Milene Rodrigues; NEVES, Marcos César Danhoni  y  GARDELLI, Daniel. Conceitos de Força Manifestos nas Falas de Professores de Física. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21023.  Epub 05-Mayo-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210023.

O presente artigo tem por finalidade investigar como o conceito de força é abordado no discurso de professores universitários de Física de uma instituição pública do norte do Paraná, com ênfase em sua dimensão histórica, especialmente entre os séculos XVII e XVIII. Para atender a esse objetivo foram adotados os pressupostos da pesquisa fenomenológica, com o intuito de encontrar indícios de como se deu a construção destes conceitos e, de maneira indireta, entender como e se a História da Física está presente em suas práticas didáticas. Ao fim das análises, pode-se identificar que a versão que é sucintamente difundida na maioria das concepções dos docentes refere-se a uma abordagem essencialmente direcionada à mecânica newtoniana, que suplanta indevidamente as contribuições de seus predecessores e sucessores.

Palabras clave : Ensino de Física; Ensino superior; História da física; Fenomenologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )