SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Mathematical Knowledge Transfers: an experience between Brazilians and Germans from 1971-2002The EMAI Project in the Perception of Teachers who Teach Mathematics in the Early Years of Elementary School: problematizing the question of teacher autonomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

GUMIERO, Bárbara Silva  and  PAZUCH, Vinícius. O Planejamento de Tarefas de Geometria e a Mobilização do Conhecimento Profissional Docente. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21025.  Epub July 19, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210025.

O planejamento de tarefas, uma das atribuições do professor, suscita a mobilização de conhecimentos. Neste artigo, o objetivo é compreender as dimensões do conhecimento do professor que constituem o planejamento de tarefas sobre conceitos geométricos. Para tanto, organizou-se um grupo com características colaborativas, onde quatro tarefas de geometria foram planejadas colaborativamente. As discussões realizadas no grupo foram analisadas a partir do Knowledge Quartet, uma ferramenta teórica de análise composta por quatro dimensões do conhecimento, entre elas o fundamento, principal dimensão identificada. Observou-se que os conhecimentos mobilizados pelas professoras se relacionavam com o conteúdo e com a pedagogia. Inicialmente, identificaram-se os códigos consciência de propósitos e identificação de erros. Ao planejar o desenvolvimento da tarefa mobilizaram-se os códigos relacionados a procedimentos, terminologia, uso de livros didáticos e uso de tecnologias digitais. A colaboração entre pares no planejamento de tarefas propiciou uma formação na escola, para ela e com ela.

Keywords : Ensino de geometria; Ensino fundamental; Método de planejamento; Conhecimento matemático; Trabalho em equipe.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )