SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Nominalization in Processes of Condensation of Meanings in the Teaching of Saturated Solution: a case study in a secondary schoolHuman Races as a Socio-Scientific Issue (SSI): implications for the training of science teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SCHNORR, Samuel Molina  and  PIETROCOLA, Maurício. A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21029.  Epub July 21, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210029.

Nesta investigação analisamos a emergência dos mecanismos discursivos e argumentativos utilizados por pesquisadores brasileiros para abordar as noções de formação, livro didático e ambiental em artigos de educação em ciências publicados nos últimos 25 anos (1994-2018). A partir de um banco de dados com 3014 artigos que abordam o ensino de ciências, selecionamos os textos que continham uma dessas noções. Construímos redes semânticas a partir de ferramentas da análise do discurso para selecionar 10 textos de cada noção (30 no total), a partir das unidades com maior frequência. Os resultados indicaram a existência de um estranhamento no discurso dos pesquisadores, como se cotejassem o papel da pedagogia na educação em ciências. As pesquisas analisadas sugerem um enfrentamento a uma visão cientificista da área e uma ausência dos saberes educacionais em temáticas do ensino de ciências. As problematizações que estão sendo adicionadas na área pelos pesquisadores são influenciadas, sobretudo, pela presença do discurso pedagógico.

Keywords : Educação ambiental; Livro didático; Conhecimento científico; Conhecimento pedagógico; Revisão de literatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )