SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The Emergence of the Notions of Training, Textbook and Environment in Science EducationDiscourses for Re-existence in Science Teaching: from Baco Exu do Blues to Malcolm X author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CARVALHO, Thabata Rodrigues de  and  LOPES, Nataly Carvalho. Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21030.  Epub July 21, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210030.

Embora diversos pesquisadores argumentem pela necessidade de uma Educação CTS, ainda são necessários estudos no campo do ensino de ciências que discutam problemáticas humanitárias nesta perspectiva, tal como o racismo, que proporcionem o desenvolvimento de valores como justiça e igualdade. Para tanto, investigamos as implicações da questão sociocientífica 'Raças Humanas' na formação de professores de ciências. Como resultado, destacamos a abrangência da temática envolvendo as dimensões ética, moral e valorativa do conhecimento científico e a contribuição dos espaços de reflexões coletivas como potenciais para o desenvolvimento profissional docente. Assim, consideramos que tal abordagem tem muito a contribuir à formação de professores antirracistas.

Keywords : Racismo; Educação CTS; Ensino de ciências; QSC; Problemas socioeducacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )