SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em CiênciasDiscursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

CARVALHO, Thabata Rodrigues de  y  LOPES, Nataly Carvalho. Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21030.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210030.

Embora diversos pesquisadores argumentem pela necessidade de uma Educação CTS, ainda são necessários estudos no campo do ensino de ciências que discutam problemáticas humanitárias nesta perspectiva, tal como o racismo, que proporcionem o desenvolvimento de valores como justiça e igualdade. Para tanto, investigamos as implicações da questão sociocientífica 'Raças Humanas' na formação de professores de ciências. Como resultado, destacamos a abrangência da temática envolvendo as dimensões ética, moral e valorativa do conhecimento científico e a contribuição dos espaços de reflexões coletivas como potenciais para o desenvolvimento profissional docente. Assim, consideramos que tal abordagem tem muito a contribuir à formação de professores antirracistas.

Palabras clave : Racismo; Educação CTS; Ensino de ciências; QSC; Problemas socioeducacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )