SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciênciasEnsinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

DE-CARVALHO, Roberth. Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21031.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210031.

O repertório de linguagens hegemonicamente institucionalizado constitui conhecimento científico e tecnológico que produzem variados sentidos de interesse social. Ressignificados por sensos, signos e gestos na escola, esses conhecimentos se transpõem em narrativas que atravessam o ensino de ciências, podendo efetuar a dessubjetivação do Outro, ao promoverem formações discursivas homocêntricas: relações tecnocientíficas para um projeto utilitarista de sociedade. Neste ensaio discutimos relações outras de linguagens, em espaços-tempos afro-latinos e afro-americanos, por meio de transições de linguagens contra-hegemônicas para a educação política, através do ensino de ciências. Buscamos condições de produção de reexistência para o ensino de ciências, por meio da análise de discurso de linha franco-brasileira, na composição musical A pele que habito, do rapper afro-latino Baco Exu do Blues, e no discurso The ballot or the bullet, do ativista afro-americano Malcolm X.

Palavras-chave : Análise do discurso; Ensino de ciências; Identidade cultural; Cultura e educação; Educação política; Conhecimento científico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )