SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Discourses for Re-existence in Science Teaching: from Baco Exu do Blues to Malcolm XEnvironmental education in municipal schools in the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; RAMOS, Daiany Cristiny  and  SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21027.  Epub Aug 12, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210027.

Neste artigo investigamos o processo comunicacional estabelecido em um contexto cujo foco é ensinar e aprender o fazer modelagem matemática. Nossas reflexões se fundamentam em um quadro teórico, considerando elementos da semiótica peirceana, associados à análise interpretativa de três episódios relativos a aulas de uma disciplina de Modelagem Matemática, em um curso de Licenciatura em Matemática. Do ponto de vista semiótico, concluímos que o uso e a produção de signos intermedeiam a conjunção entre enunciador (professor) e objeto (fazer modelagem matemática), bem como entre signos interpretantes e intérpretes (alunos). Desta intermediação decorrem commens (indícios de aprendizagem), como consequência do processo comunicacional evocado no fazer modelagem matemática.

Keywords : Educação matemática; Modelagem matemática; Semiótica; Signos interpretantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )