SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm XEducação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; RAMOS, Daiany Cristiny  e  SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21027.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210027.

Neste artigo investigamos o processo comunicacional estabelecido em um contexto cujo foco é ensinar e aprender o fazer modelagem matemática. Nossas reflexões se fundamentam em um quadro teórico, considerando elementos da semiótica peirceana, associados à análise interpretativa de três episódios relativos a aulas de uma disciplina de Modelagem Matemática, em um curso de Licenciatura em Matemática. Do ponto de vista semiótico, concluímos que o uso e a produção de signos intermedeiam a conjunção entre enunciador (professor) e objeto (fazer modelagem matemática), bem como entre signos interpretantes e intérpretes (alunos). Desta intermediação decorrem commens (indícios de aprendizagem), como consequência do processo comunicacional evocado no fazer modelagem matemática.

Palavras-chave : Educação matemática; Modelagem matemática; Semiótica; Signos interpretantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )