SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semióticaA pesquisa em ensino de ciências e a educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre natureza da ciência e interdisciplinaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SANTOS, Patrícia Pato dos  e  ALVES, Gilberto Luiz. Educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21032.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210032.

Este artigo tem como objeto a educação ambiental, tal como vem se desenvolvendo na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, com o propósito de apreender a sistematização da educação ambiental na escola pública contemporânea. Temos como questão norteadora a forma pela qual o trabalho didático se realiza no âmbito da educação ambiental escolar, enquanto forma concreta de trabalho na escola. O procedimento de pesquisa consistiu na análise de manuais didáticos do ensino fundamental das áreas de Geografia e Ciências, e observações sistemáticas nas reuniões de formação continuada de professores. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico-metodológico ciência da história. Foi constatado que a educação ambiental, da mesma forma que a educação em geral, assumiu um caráter livresco e verbalista que a afasta do rigor científico e das experiências vivas constituídas pelas relações entre o homem e o ambiente.

Palavras-chave : Educação ambiental; Escola pública; Trabalho didático; Orientação didática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )