SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do SulUma análise crítica da competência cultura digital na Base Nacional Curricular Comum índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

CATARINO, Giselle Faur de Castro  e  REIS, José Cláudio de Oliveira. A pesquisa em ensino de ciências e a educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre natureza da ciência e interdisciplinaridade. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21033.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210033.

Este artigo retoma e repercute algumas indagações fundamentais para a pesquisa em Educação em Ciências, projetadas pelo atual contexto de pandemia que vem reforçando fragilidades, mas também revelando caminhos possíveis para superação de problemas. Baseamo-nos nas perspectivas socio-histórico-cultural e dialógica para apontar caminhos e descaminhos da construção do saber científico e de seu ensino. Partimos do diálogo com as atuais contribuições da área, reforçando a importância de um ensino baseado em aspectos da natureza da ciência, com foco em uma perspectiva interdisciplinar. Como reflexões, entendemos que a pandemia nos traz a possibilidade de repensar o papel da Educação em Ciências e do nosso papel na qualidade de educadores, indicando a necessidade de desenvolvimento de uma postura e de uma prática mais dialógicas, caminhando em direção à complexidade e à evolução histórica, cultural e social dos conceitos, e possibilitando propostas interdisciplinares inclusivas, essenciais para uma visão crítica do mundo.

Palavras-chave : Ensino de ciências; Pandemia; Natureza da ciência; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )