SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Construyendo caminos y fundamentos posibles en búsqueda de una enseñanza de las ciencias naturales en contextos de interculturalidadIdentificar y responder preguntas resolubles mediante un diseño experimental: una experiencia con docentes de escuela primaria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SANTOS JUNIOR, Claudio José dos; SILVA JUNIOR, Silvio Nunes da  e  COSTA, Paulo José Medeiros de Souza. Construção e validação de tecnologia educativa no formato de história em quadrinhos na área de imunizações: instrumento de autocuidado e de estímulo à vacinação infantil. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21036.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210036.

Este trabalho consiste em um estudo metodológico que teve como objetivo construir e validar uma tecnologia educativa no formato de História em Quadrinhos (HQ) na área de imunizações como estratégia de Educação e Comunicação em Saúde. O seu desenvolvimento envolveu duas fases: construção e validação. Na primeira fase foram cumpridas quatro subetapas: informativa, análise de similares, criativa, e arquitetura de informação. Na segunda, o material passou pela validação de conteúdo, realizada com sete juízes. A avaliação da HQ pelo comitê de especialistas evidenciou índice de validade global de conteúdo de 0,91, além de adequação metodológica e pedagógica do material e de contribuição cientifica e relevância de estrutura e de conteúdo. A construção da HQ figura, assim, como proposta de favorecer a vacinação e o saber do público infantojuvenil sobre aspectos relacionados à imunoprevenção e à Educação e Comunicação em Saúde no campo da vacinação infantil.

Palavras-chave : Vacinação; História em quadrinhos; Educação para a saúde; Tecnologia educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )