Ciência & Educação
Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X
Abstract
PINHEIRO, Nara Vilma Lima. Do cálculo ao problema: um caminho a trilhar a partir de resultados científicos. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21038. Epub Aug 12, 2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210038.
Neste texto analisam-se como os resultados das investigações científicas do educador americano Carleton Washburne foram se transformando em orientações de práticas pedagógicas para o ensino de aritmética na escola primária. A análise toma por referência os experimentos desenvolvidos nas escolas de Winnetka, durante sua gestão como superintendente do ensino, no período de 1919 a 1943, a partir dos quais se estabeleceram novas bases epistemológicas sobre o ensino de aritmética. Os resultados evidenciam os primeiros passos na elaboração científica de saberes sobre o ensino de aritmética, fundamentados em novos objetivos e em uma nova organização curricular, que melhor delimitaram o campo do ensino de matemática na escola primária. O processo ocorreu em uma marcha de ensino que seguiu da compreensão do número, do domínio das combinações numéricas, à aplicação a situações da vida cotidiana, descritas em enunciados que estivessem ao alcance da linguagem infantil, tal como indicaram as investigações científicas.
Keywords : Ensino de matemática; Escola primária; Resolução de problemas; História da educação matemática; Carleton Washburne.