SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Identificar y responder preguntas resolubles mediante un diseño experimental: una experiencia con docentes de escuela primariaConfiguración teórica de la noción de Discurso Digital Escolar relativo a la Química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

PINHEIRO, Nara Vilma Lima. Do cálculo ao problema: um caminho a trilhar a partir de resultados científicos. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21038.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210038.

Neste texto analisam-se como os resultados das investigações científicas do educador americano Carleton Washburne foram se transformando em orientações de práticas pedagógicas para o ensino de aritmética na escola primária. A análise toma por referência os experimentos desenvolvidos nas escolas de Winnetka, durante sua gestão como superintendente do ensino, no período de 1919 a 1943, a partir dos quais se estabeleceram novas bases epistemológicas sobre o ensino de aritmética. Os resultados evidenciam os primeiros passos na elaboração científica de saberes sobre o ensino de aritmética, fundamentados em novos objetivos e em uma nova organização curricular, que melhor delimitaram o campo do ensino de matemática na escola primária. O processo ocorreu em uma marcha de ensino que seguiu da compreensão do número, do domínio das combinações numéricas, à aplicação a situações da vida cotidiana, descritas em enunciados que estivessem ao alcance da linguagem infantil, tal como indicaram as investigações científicas.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Escola primária; Resolução de problemas; História da educação matemática; Carleton Washburne.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )