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Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
ALMEIDA, Sheila Alves; AGUIAR JUNIOR, Orlando Gomes y LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. A língua absolvida: as palavras das crianças nas aulas de ciências. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21040. Epub 10-Sep-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210040.
Este trabalho tem como objetivo compreender as interações discursivas produzidas pelas crianças em uma aula de Ciências, sem a intervenção da professora, em uma situação de trabalho em grupo. Para tanto, foi analisado um episódio de uma aula em que quatro crianças respondem a questões de um questionário sobre o processo de fermentação. A metodologia escolhida tem como pressuposto a tese de que os sujeitos aprendem na interação com o outro, mediados pela linguagem. Os dados foram analisados a partir de categorias propostas por Mercer e Littleton acerca da aprendizagem colaborativa, em trabalho desenvolvido em aulas de ciências em uma classe de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. No corpus analisado, a conversa exploratória se manifesta, sobretudo, nas interações entre professora e crianças nas aulas, durante a abertura de um novo tema.
Palabras clave : Ensino fundamental; Ensino de ciências; Trabalho em equipe; Atividades de grupo; Aprendizagem colaborativa.