SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Configuración teórica de la noción de Discurso Digital Escolar relativo a la QuímicaAterrando no sul: uma proposta político-epistemológica para a área de educação em ciências do Antropoceno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ALMEIDA, Sheila Alves; AGUIAR JUNIOR, Orlando Gomes  e  LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. A língua absolvida: as palavras das crianças nas aulas de ciências. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21040.  Epub 10-Set-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210040.

Este trabalho tem como objetivo compreender as interações discursivas produzidas pelas crianças em uma aula de Ciências, sem a intervenção da professora, em uma situação de trabalho em grupo. Para tanto, foi analisado um episódio de uma aula em que quatro crianças respondem a questões de um questionário sobre o processo de fermentação. A metodologia escolhida tem como pressuposto a tese de que os sujeitos aprendem na interação com o outro, mediados pela linguagem. Os dados foram analisados a partir de categorias propostas por Mercer e Littleton acerca da aprendizagem colaborativa, em trabalho desenvolvido em aulas de ciências em uma classe de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. No corpus analisado, a conversa exploratória se manifesta, sobretudo, nas interações entre professora e crianças nas aulas, durante a abertura de um novo tema.

Palavras-chave : Ensino fundamental; Ensino de ciências; Trabalho em equipe; Atividades de grupo; Aprendizagem colaborativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )