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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SARTI, Aline Giovana; VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros  e  CAMILO, Camila Cardoso. Evidências de validade da escala de atitudes de estudantes do ensino superior frente à estatística - EAEst. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21042.  Epub 10-Set-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210042.

O objetivo desta pesquisa foi averiguar as evidências de validade para a Escala de Atitudes frente à Estatística - EAEst. Este instrumento avalia as atitudes perante a Estatística a partir de um modelo tridimensional, que considera o conhecimento sobre a matéria (cognitivo), expressa um sentimento (afetivo) e um comportamento (comportamental). Para este fim, foi utilizada a EAEst, Likert de 5 pontos, com 24 itens. Participaram deste estudo 277 estudantes de ensino superior de ambos os sexos, com idades entre 18 e 54 anos (M = 24,1 e DP = 5,8). A fim de verificar a consistência interna do instrumento foi utilizada a Análise Fatorial Confirmatória, que sugeriu um modelo observável semelhante ao modelo teórico das atitudes. A confiabilidade foi verificada por meio do alfa de Cronbach (α = 0,908). Os resultados indicaram propriedades psicométricas satisfatórias. Sugere-se que estudos posteriores utilizem outros tipos de evidência de validade, como a de critério, e metanálises.

Palavras-chave : Ensino de estatística; Ensino superior; Variável latente; Análise quantitativa.

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