SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Science teaching in early childhood education: a ludic proposal in the approach to science, technology and society (STS)“Running things through the body is always different from putting that into words, right?”: health education, interculturality and the theater of the oppressed author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

LEITE, Danielle Aparecida Reis  and  SILVA, Luciano Fernandes. Abordagens para a temática ambiental em cursos de licenciatura em Física. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21044.  Epub Sep 21, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210044.

Neste trabalho objetivamos investigar as possibilidades para a abordagem da temática ambiental em cursos de licenciatura em Física. Para tanto, inspirados pelos procedimentos da Análise de Conteúdo, analisamos os projetos pedagógicos de quinze cursos de licenciatura em Física oferecidos por instituições públicas de ensino superior localizadas no estado de São Paulo. Nesta análise selecionamos 70 disciplinas obrigatórias e 8 optativas, que foram organizadas em dois grupos: um que explora a inserção da temática ambiental na educação básica e visa preparar o professor para a abordagem do tema em aulas de Física, outro que analisa e descreve o meio ambiente, os fenômenos naturais e os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento tecnológico. Todos os cursos analisados possuem, ao menos, uma disciplina que aborda aspectos da temática ambiental e, por proporem abordagens diversificadas, destacamos diferentes possibilidades para o tratamento do tema na formação inicial de professores de Física.

Keywords : Ensino de física; Ensino superior; Meio ambiente; Formação inicial de professores; Projeto pedagógico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )