SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27“Running things through the body is always different from putting that into words, right?”: health education, interculturality and the theater of the oppressedConstructing integrative scenarios in a community of practice in the context of the supervised internship in Chemistry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

LIMA, Marcio Roberto de  and  NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Pensar e agir ‘fora da caixa’: jogo digital e produção de afetações pedagógicas na formação inicial de professores. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21048.  Epub Sep 21, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210048.

Neste artigo rastreamos efeitos da incorporação de jogos digitais na formação inicial de licenciandos em Física durante uma unidade curricular em uma universidade pública brasileira. Para tanto, valemo-nos da produção de dados empíricos a partir de observações de campo e da elaboração de relatórios pelos licenciandos durante nossa Pesquisa-Ação. Sistematizamos nossas fontes de informações a partir de uma codificação aberta no software ATLAS.ti. Esse resultado foi discutido sob os aportes da Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour e colaboradores. Em nossa análise, identificamos a afetação das significações pedagógicas dos licenciandos relacionadas aos jogos digitais e de sua incorporação em uma proposta de ensino de Física.

Keywords : Ensino de física; Ensino superior; Jogos digitais; Formação inicial de professores; Pesquisa-ação; Teoria ator-rede.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )