Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
LIMA, Marcio Roberto de y NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Pensar e agir ‘fora da caixa’: jogo digital e produção de afetações pedagógicas na formação inicial de professores. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21048. Epub 21-Sep-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210048.
Neste artigo rastreamos efeitos da incorporação de jogos digitais na formação inicial de licenciandos em Física durante uma unidade curricular em uma universidade pública brasileira. Para tanto, valemo-nos da produção de dados empíricos a partir de observações de campo e da elaboração de relatórios pelos licenciandos durante nossa Pesquisa-Ação. Sistematizamos nossas fontes de informações a partir de uma codificação aberta no software ATLAS.ti. Esse resultado foi discutido sob os aportes da Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour e colaboradores. Em nossa análise, identificamos a afetação das significações pedagógicas dos licenciandos relacionadas aos jogos digitais e de sua incorporação em uma proposta de ensino de Física.
Palabras clave : Ensino de física; Ensino superior; Jogos digitais; Formação inicial de professores; Pesquisa-ação; Teoria ator-rede.