SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Thinking and acting ‘outside the box’: digital game and production of pedagogical affectations in teacher trainingPibid teacher identities in the context of the Biology degree author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

GUIMARAES, Thiago Santos  and  MASSENA, Elisa Prestes. Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21049.  Epub Sep 21, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210049.

Este estudo tem como objetivo analisar as potencialidades da Comunidade de Prática relacionadas à construção, por licenciandas em Química, de propostas de reconfiguração curricular Cenários Integradores a partir da experiência formativa do estágio supervisionado. Para a construção das informações, usamos audiogravações e videogravações dos encontros que foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados se apresentam a partir das categorias emergentes: (a) A escolha do tema Cenário Integrador para as propostas, e (b) A colaboração e o apoio mútuo em uma Comunidade de Prática. O desenvolvimento das propostas cenários integradores, em uma comunidade de prática, além de oportunizar vivências de compartilhamento de ideias e de solidariedade, tem o potencial de tornar o estágio um ambiente de intenso aprendizado e de exposição de pensamentos, a partir do diálogo e do apoio mútuo entre os sujeitos.

Keywords : Ensino de química; Formação inicial de professores; Estágio supervisionado; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )