SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Pensar e agir ‘fora da caixa’: jogo digital e produção de afetações pedagógicas na formação inicial de professoresIdentidades docentes no contexto do Pibid em Biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

GUIMARAES, Thiago Santos  e  MASSENA, Elisa Prestes. Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21049.  Epub 21-Set-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210049.

Este estudo tem como objetivo analisar as potencialidades da Comunidade de Prática relacionadas à construção, por licenciandas em Química, de propostas de reconfiguração curricular Cenários Integradores a partir da experiência formativa do estágio supervisionado. Para a construção das informações, usamos audiogravações e videogravações dos encontros que foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados se apresentam a partir das categorias emergentes: (a) A escolha do tema Cenário Integrador para as propostas, e (b) A colaboração e o apoio mútuo em uma Comunidade de Prática. O desenvolvimento das propostas cenários integradores, em uma comunidade de prática, além de oportunizar vivências de compartilhamento de ideias e de solidariedade, tem o potencial de tornar o estágio um ambiente de intenso aprendizado e de exposição de pensamentos, a partir do diálogo e do apoio mútuo entre os sujeitos.

Palavras-chave : Ensino de química; Formação inicial de professores; Estágio supervisionado; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )