SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Constructing integrative scenarios in a community of practice in the context of the supervised internship in ChemistryThe impacts of robotics on basic education: a comparative study between public and private schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

TONELLI, Gabriel Agostini  and  OLIVEIRA, André Luis de. Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21046.  Epub Oct 02, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210046.

Diante da importância e necessidade de aprimoramento dos programas voltados à formação inicial de professores, esta investigação teve como objetivo investigar indícios da construção de Identidades Docentes em graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), bem como a importância do programa e as vivências que ele possibilita. Para tanto, aplicamos um questionário semiestruturado a vinte e cinco bolsistas de iniciação à docência e abordamos as respostas por meio de pressupostos teórico-metodológicos da análise textual discursiva. Os resultados deram origem a um metatexto, que indica o desenvolvimento de um interesse pela profissão docente por meio da prática, além de dificuldades encontradas dentro e fora da escola, como a visão da profissão, questões políticas e monetárias, que levam os sujeitos ao não reconhecimento da profissão.

Keywords : Formação inicial de professores; Ensino de biologia; Bolsa de iniciação à; docência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )