SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em QuímicaImpactos da robótica no ensino básico: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

TONELLI, Gabriel Agostini  y  OLIVEIRA, André Luis de. Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21046.  Epub 02-Oct-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210046.

Diante da importância e necessidade de aprimoramento dos programas voltados à formação inicial de professores, esta investigação teve como objetivo investigar indícios da construção de Identidades Docentes em graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), bem como a importância do programa e as vivências que ele possibilita. Para tanto, aplicamos um questionário semiestruturado a vinte e cinco bolsistas de iniciação à docência e abordamos as respostas por meio de pressupostos teórico-metodológicos da análise textual discursiva. Os resultados deram origem a um metatexto, que indica o desenvolvimento de um interesse pela profissão docente por meio da prática, além de dificuldades encontradas dentro e fora da escola, como a visão da profissão, questões políticas e monetárias, que levam os sujeitos ao não reconhecimento da profissão.

Palabras clave : Formação inicial de professores; Ensino de biologia; Bolsa de iniciação à; docência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )