SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em QuímicaImpactos da robótica no ensino básico: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

TONELLI, Gabriel Agostini  e  OLIVEIRA, André Luis de. Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21046.  Epub 02-Out-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210046.

Diante da importância e necessidade de aprimoramento dos programas voltados à formação inicial de professores, esta investigação teve como objetivo investigar indícios da construção de Identidades Docentes em graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), bem como a importância do programa e as vivências que ele possibilita. Para tanto, aplicamos um questionário semiestruturado a vinte e cinco bolsistas de iniciação à docência e abordamos as respostas por meio de pressupostos teórico-metodológicos da análise textual discursiva. Os resultados deram origem a um metatexto, que indica o desenvolvimento de um interesse pela profissão docente por meio da prática, além de dificuldades encontradas dentro e fora da escola, como a visão da profissão, questões políticas e monetárias, que levam os sujeitos ao não reconhecimento da profissão.

Palavras-chave : Formação inicial de professores; Ensino de biologia; Bolsa de iniciação à; docência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )