SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Identidades docentes no contexto do Pibid em BiologiaOndas gravitacionais em desenvolvimento: reflexões sobre ciência na educação em ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Impactos da robótica no ensino básico: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21050.  Epub 02-Out-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210050.

Objetivou-se avaliar familiaridade e expectativas de alunos do Ensino Fundamental de escolas particulares e públicas acerca da Robótica Educacional, compreendida como estratégia de ensino de caráter interdisciplinar, desafiadora e lúdica, voltada a promover a aprendizagem de conceitos curriculares. Empregou-se amostra de 161 alunos cursando da 6ª à 9ª séries, com idades entre 10 e 17 anos. Os resultados indicaram que a expressiva maioria dos alunos opinou (i) ser muito relevante ter um laboratório destinado ao ensino da Robótica Educacional; (ii) estar muito motivado para novos aprendizados; (iii) ter muita curiosidade para desenvolver autômatos; (iv) considerar importante a Robótica para o aprendizado de outros conteúdos curriculares e para incentivar o trabalho em grupo com colegas de classe. Portanto, a introdução da Robótica Educacional em processos de ensino de áreas e disciplinas mais ‘duras’, possibilitará incrementar nos alunos a motivação, a curiosidade e a aprendizagem de conteúdos curriculares das ciências básicas.

Palavras-chave : Ensino fundamental; Robótica educacional; Avaliação educacional; Ensino e aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )