SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The impacts of robotics on basic education: a comparative study between public and private schoolsReflections on the teaching of research methodology in in the Biological Sciences licensure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

GARCIA, João Otavio  and  CAMILLO, Juliano. Ondas gravitacionais em desenvolvimento: reflexões sobre ciência na educação em ciências. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21051.  Epub Oct 02, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210051.

A relevância de se promover reflexões sobre ciência na educação básica e superior vem sendo destacada nas pesquisas das últimas décadas, seguidas por diversas propostas de didatização e inserção destas reflexões, especialmente por meio da História e Filosofia da Ciência e da Natureza da Ciência. Desta forma, temos como objetivo trazer reflexões sobre ciência, por meio do desenvolvimento das ondas gravitacionais, buscando contribuir com a educação em ciências a respeito à discussão sobre produção / consumo de conhecimento científico. Tendo como pano de fundo superar as separações entre discussões filosóficas e educacionais, nos apoiaremos na perspectiva da Teoria da Atividade Cultural-Histórica para discutir alguns aspectos do desenvolvimento das ondas gravitacionais como objeto educacional. Destacamos a contribuição dessa perspectiva para a problematização da reificação dos objetos da atividade científica e educacional, e apresentaremos uma possibilidade de compreensão (e propagação) das ondas gravitacionais não como coisas isoladas, mas como processos.

Keywords : Educação básica; Educação em ciências; Ondas gravitacionais; Natureza da ciência; Conhecimento científico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )