SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Impactos da robótica no ensino básico: estudo comparativo entre escolas públicas e privadasReflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências Biológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

GARCIA, João Otavio  e  CAMILLO, Juliano. Ondas gravitacionais em desenvolvimento: reflexões sobre ciência na educação em ciências. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21051.  Epub 02-Out-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210051.

A relevância de se promover reflexões sobre ciência na educação básica e superior vem sendo destacada nas pesquisas das últimas décadas, seguidas por diversas propostas de didatização e inserção destas reflexões, especialmente por meio da História e Filosofia da Ciência e da Natureza da Ciência. Desta forma, temos como objetivo trazer reflexões sobre ciência, por meio do desenvolvimento das ondas gravitacionais, buscando contribuir com a educação em ciências a respeito à discussão sobre produção / consumo de conhecimento científico. Tendo como pano de fundo superar as separações entre discussões filosóficas e educacionais, nos apoiaremos na perspectiva da Teoria da Atividade Cultural-Histórica para discutir alguns aspectos do desenvolvimento das ondas gravitacionais como objeto educacional. Destacamos a contribuição dessa perspectiva para a problematização da reificação dos objetos da atividade científica e educacional, e apresentaremos uma possibilidade de compreensão (e propagação) das ondas gravitacionais não como coisas isoladas, mas como processos.

Palavras-chave : Educação básica; Educação em ciências; Ondas gravitacionais; Natureza da ciência; Conhecimento científico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )