SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Gravitational waves in development: reflections about science in science educationAssessment strategies to promote self-regulation of Biology learning among first-year university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ARANTES, Shirley de Lima Ferreira. Reflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências Biológicas. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21052.  Epub Oct 02, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210052.

O artigo aborda o papel da formação científica inicial de professores por meio de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina Metodologia do Trabalho Científico em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Apresenta e analisa reflexões em torno da construção dos fundamentos do trabalho científico, do reconhecimento das práticas que configuram plágio acadêmico e construção da autoria. Conclui pela importância da disciplina na formação de professores para a outorga de condições mais favoráveis aos estudantes, para que procedam à travessia entre os saberes espontâneos e populares em direção aos conhecimentos escolares e científicos sem estabelecerem juízos de valor ou a hierarquização entre eles, bem como para a assimilação da atividade da pesquisa científica enquanto inerente à regência na educação básica.

Keywords : Metodologia do trabalho científico; Formação de professores; Pesquisa científica; Ensino de ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )