SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Ondas gravitacionais em desenvolvimento: reflexões sobre ciência na educação em ciênciasEstrategias evaluativas para promover la autorregulación del aprendizaje de Biología en estudiantes de primer año universitario índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ARANTES, Shirley de Lima Ferreira. Reflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências Biológicas. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21052.  Epub 02-Out-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210052.

O artigo aborda o papel da formação científica inicial de professores por meio de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina Metodologia do Trabalho Científico em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Apresenta e analisa reflexões em torno da construção dos fundamentos do trabalho científico, do reconhecimento das práticas que configuram plágio acadêmico e construção da autoria. Conclui pela importância da disciplina na formação de professores para a outorga de condições mais favoráveis aos estudantes, para que procedam à travessia entre os saberes espontâneos e populares em direção aos conhecimentos escolares e científicos sem estabelecerem juízos de valor ou a hierarquização entre eles, bem como para a assimilação da atividade da pesquisa científica enquanto inerente à regência na educação básica.

Palavras-chave : Metodologia do trabalho científico; Formação de professores; Pesquisa científica; Ensino de ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )