SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Estrategias evaluativas para promover la autorregulación del aprendizaje de Biología en estudiantes de primer año universitarioBrincando com a Matemática: apropriações e circulação do método de Froebel no Brasil nas primeiras décadas da República índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SOUZA, Rodrigo Diego de. O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21054.  Epub 26-Out-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210054.

Este artigo trata-se de um ensaio teórico-conceitual em que se apresenta uma teorização para o Trabalho dos Professores de Biologia. Constituem esta teorização as entrevistas realizadas com as pesquisadoras Krasilchik, Marandino, Selles, Cassiani, Valim, Galieta e o pesquisador El-Hani. Os relatos concedidos foram utilizados como referencial teórico, com o qual se teorizou que o Trabalho dos Professores de Biologia se fundamenta em quatro pilares que promovem maior compreensão nos âmbitos filosófico, pedagógico e político. Esses pilares são: (1) Concepções Filosóficas sobre a Educação e o Ensino de Biologia; (2) O Trabalho Pedagógico dos Professores de Biologia; (3) As Condições de Trabalho dos Professores de Biologia; e (4) Os Enfrentamentos, Lutas e Resistências dos Professores de Biologia.

Palavras-chave : Ensino de biologia; Condições do trabalho docente; Trabalho pedagógico; Entrevista; Pesquisador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )