SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The work of Biology teachers: theorizing from the contributions of researchers in Science and Biology educationNature of Science in education: between academic research and official standards for basic education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Maria Celia Leme da  and  CAMARA, Alexsandra. Brincando com a Matemática: apropriações e circulação do método de Froebel no Brasil nas primeiras décadas da República. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21055.  Epub Oct 26, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210055.

O presente artigo tem por objetivo analisar as apropriações do método de Froebel no que diz respeito ao ensino de matemática e a sua circulação nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Como fonte de pesquisa, examina-se o método de Froebel, presente no Manual de Menezes Vieira e na Revista do Jardim de Infância, ambas publicadas no século 19 e sua circulação e apropriação. Identifica-se a proximidade do Brasil com estudos sobre o método froebeliano advindos da Europa e dos Estados Unidos por meio de apropriações desenvolvidas em Jardins de Infância. As análises indicam que os dons de Froebel podem ser considerados objetos manipuláveis com intencionalidade educativa. Conclui-se que a história da educação matemática no Brasil precisa revisitar a Educação Infantil, possibilitando novas discussões e práticas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas.

Keywords : Ensino de matemática; Jardim de infância; Método Froebel; Modelo pedagógico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )