SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e BiologiaNatureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SILVA, Maria Celia Leme da  e  CAMARA, Alexsandra. Brincando com a Matemática: apropriações e circulação do método de Froebel no Brasil nas primeiras décadas da República. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21055.  Epub 26-Out-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210055.

O presente artigo tem por objetivo analisar as apropriações do método de Froebel no que diz respeito ao ensino de matemática e a sua circulação nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Como fonte de pesquisa, examina-se o método de Froebel, presente no Manual de Menezes Vieira e na Revista do Jardim de Infância, ambas publicadas no século 19 e sua circulação e apropriação. Identifica-se a proximidade do Brasil com estudos sobre o método froebeliano advindos da Europa e dos Estados Unidos por meio de apropriações desenvolvidas em Jardins de Infância. As análises indicam que os dons de Froebel podem ser considerados objetos manipuláveis com intencionalidade educativa. Conclui-se que a história da educação matemática no Brasil precisa revisitar a Educação Infantil, possibilitando novas discussões e práticas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Jardim de infância; Método Froebel; Modelo pedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )