SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básicaViolência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ZUCCHINI, Lilian Giacomini Cruz. Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21057.  Epub 26-Out-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210057.

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar, à luz da Pedagogia Histórico-crítica (PHC), a presença da Educação Ambiental (EA) em escolas públicas de Ivinhema, MS, principalmente, sua relação com os conteúdos curriculares. O estudo, que envolveu professores, foi realizado por meio de entrevistas e os dados obtidos foram analisados e organizados em categorias. Os resultados demonstram que, apesar da metodologia de projetos não ter sido citada pelos participantes, o trabalho com a EA nas disciplinas não apresenta outra organização metodológica e os professores não conseguiram relacioná-la com os conteúdos curriculares, nem quais seriam estes e como deveriam ser tratados. Diante disso, reforçamos a necessidade de discutir a EA enquanto atividade nuclear do currículo, repensando-o de forma crítica, de modo que a apropriação dos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento possibilite ao educando aprofundar sua compreensão da realidade socioambiental, tendo a sua transformação como objetivo.

Palavras-chave : Educação ambiental; Escola pública; Conteúdo curricular; Pedagogia histórico-crítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )