SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-CríticaPercepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

MELLO, Ana Cecília  e  HIGA, Ivanilda. Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21058.  Epub 26-Out-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210058.

Este trabalho objetiva compreender o Desenvolvimento Profissional Docente de estagiários da Licenciatura em Ciências Biológicas de um subcampo da universidade por meio da análise dos julgamentos conferidos por estes aos bens simbólicos de um subcampo da escola. Com abordagem qualitativa, são realizadas entrevistas com quatro estagiários, identificando-se os bens simbólicos do subcampo da escola e os referidos julgamentos. Percebe-se que ocorre a desvalorização das produções culturais e simbólicas do subcampo escolar e da escola frente às do subcampo universitário, assim como a desvalorização da profissão do subcampo da escola e desse próprio subcampo. Frente a isso, depreende-se que o estágio supervisionado pode configurar uma relação de violência simbólica e, para superar essa situação, sugere-se focalizar a profissão docente do subcampo da escola durante o estágio de uma forma mais ampla, assim como a implementação de parcerias colaborativas entre os subcampos.

Palavras-chave : Estágio supervisionado; Ensino de biologia; Ensino de ciências; Violência simbólica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )