SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Symbolic violence in the Science and Biology teachers: the assessment of symbolic goods in the school subfieldA dispute concerning the meaning of the nature of science: an analysis of Michael Matthews’ critique of the consensual view by Norman Lederman author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Alexsandro Alberto da  and  ARAUJO, Monica Lopes Folena. Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21059.  Epub Oct 26, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210059.

A formação continuada se dá pela construção de conhecimentos didático-pedagógicos que possibilitam o exercício da docência. No entanto, muitas vezes, são pouco valorizados no processo formativo e na vivência, principalmente, dos supervisores vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no chão das escolas. Nesta perspectiva, este estudo objetivou analisar concepções de professores coordenadores e supervisores do Pibid Biologia acerca das ações e contribuições em seu processo formativo. A partir da análise de entrevistas realizadas é possível inferir que o Pibid desempenhou importante papel na formação de uma identidade profissional docente, pois proporciona aos coordenadores e supervisores uma reflexão sobre o verdadeiro papel do professor reflexivo-investigativo, graças à troca entre escola e universidade. O programa contribuiu para a formação de professores, possibilitando a criação de oportunidades de vivência da prática docente baseada na reflexão crítica das suas próprias ações.

Keywords : Ensino de biologia; Formação continuada do professor; Pibid; Identidade profissional; Prática docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )