SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Ativismo sociocientífico e questões sociocientíficas no ensino de ciências: e a dimensão tecnológica?Autonomia curricular como fator associado ao desempenho de ciência no PISA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

BASSETTO, Camila Fernanda. Análise regional dos resultados do Saresp: uma abordagem com modelos hierárquicos. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21063.  Epub 02-Out-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210063.

O presente estudo investiga os fatores internos e externos à escola, que impactam o desempenho escolar dos alunos. Para tanto, foram utilizadas as notas em matemática, alcançadas no SARESP, pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de São Paulo e as respostas dos questionários aplicados aos pais e às escolas participantes. As escolas foram classificadas em regiões conforme a Diretoria de Ensino a qual pertencem, possibilitando o desenvolvimento de uma análise espacial do desempenho em matemática. Modelos multiníveis foram propostos e as estimativas para os parâmetros foram obtidas via software RStudio. Os resultados mostram que a escolaridade dos pais, a renda familiar e o motivo de o aluno fazer o dever de casa, impactam positivamente o desempenho em matemática. Por outro lado, enquanto a falta de professor prejudica o resultado do aluno, gestores mais experientes têm efeito positivo sobre o desempenho em matemática no SARESP.

Palavras-chave : Avaliação do rendimento escolar; Proficiência em matemática; Escola pública; SARESP.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )