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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

DIAS, Guilherme  e  GAUCHE, Ricardo. O Retrato Sociológico como método investigativo em pesquisas brasileiras nas áreas de Educação e de Ensino: uma revisão de teses publicadas entre 2011 e 2020. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21066.  Epub 02-Out-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210066.

O Retrato Sociológico é caracterizado como um dispositivo teórico-metodológico biográfico que se vale de narrativas orais e outras manifestações de um ator social para a reconstrução do patrimônio de disposições desse ator, com o intuito de compreender como o social é por ele incorporado. Entre 2011 e 2020, algumas pesquisas brasileiras utilizaram essa metodologia para compreender a influência das disposições nas trajetórias escolares, nas práticas de leitura de indivíduos, do bilinguismo e na construção das identidades profissionais docentes. Para melhor compreender como se deu o uso desse instrumento metodológico, este artigo apresenta uma revisão de teses publicadas no Brasil naquele período. O levantamento nos permite concluir que o uso do Retrato Sociológico, como parte do método de pesquisa, contribui com um novo olhar sobre a maneira como o social é apreendido pelo indivíduo, seja ele estudante ou professor.

Palavras-chave : Metodologia da pesquisa; Educação e ensino; Teses; Pesquisa bibliográfica.

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