SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Sociological Portraits as an investigative method in Brazilian research in the fields of Education and Teaching: a review of dissertations published between 2011 and 2020Environmental education and climate change: analyzing the Sustainable Schools Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

DECONTO, Diomar Caríssimo Selli  and  OSTERMANN, Fernanda. Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento Bakhtiniano. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21067.  Epub Oct 02, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210067.

Neste trabalho, apresentamos parte de uma pesquisa maior que tem por objetivo construir uma possível perspectiva de formação contra-hegemônica de professores de Ciências à luz do pensamento bakhtiniano, uma perspectiva que denominamos formação dialógica-responsável de professores. Três dimensões dessa perspectiva, práxica, ética e estética, serão desenvolvidas a partir do cotejamento de textos do Círculo Bakhtiniano com textos de formação de professores, sempre no sentido de tensionar, contrapor, mostrar insuficiências e avançar em relação ao modelo hegemônico de formação, pautado pela racionalidade técnica. Nossas dimensões permitem visualizar a formação docente de forma mais ampla, possibilitando novos olhares no que diz respeito à interdependência teoria-prática, a interrelações entre responsabilidade, valores e autonomia docente, bem como à função do professor como sujeito ativo, reflexivo e criador.

Keywords : Formação docente; Bakhtin; Modelo de formação docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )