SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27O Retrato Sociológico como método investigativo em pesquisas brasileiras nas áreas de Educação e de Ensino: uma revisão de teses publicadas entre 2011 e 2020Educação ambiental e mudanças climáticas: análise do Programa Escolas Sustentáveis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

DECONTO, Diomar Caríssimo Selli  y  OSTERMANN, Fernanda. Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento Bakhtiniano. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21067.  Epub 02-Oct-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210067.

Neste trabalho, apresentamos parte de uma pesquisa maior que tem por objetivo construir uma possível perspectiva de formação contra-hegemônica de professores de Ciências à luz do pensamento bakhtiniano, uma perspectiva que denominamos formação dialógica-responsável de professores. Três dimensões dessa perspectiva, práxica, ética e estética, serão desenvolvidas a partir do cotejamento de textos do Círculo Bakhtiniano com textos de formação de professores, sempre no sentido de tensionar, contrapor, mostrar insuficiências e avançar em relação ao modelo hegemônico de formação, pautado pela racionalidade técnica. Nossas dimensões permitem visualizar a formação docente de forma mais ampla, possibilitando novos olhares no que diz respeito à interdependência teoria-prática, a interrelações entre responsabilidade, valores e autonomia docente, bem como à função do professor como sujeito ativo, reflexivo e criador.

Palabras clave : Formação docente; Bakhtin; Modelo de formação docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )