SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Environmental education and climate change: analyzing the Sustainable Schools ProgramThe voices of those involved in the inclusion of autistic learners in Mathematics classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SOUZA, Juliana Boanova  and  LOGUERCIO, Rochele de Quadros. Fome de quê? A [in]visibilidade de meninas e mulheres interditadas de atuarem na Educação das áreas Exatas. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21069.  Epub Oct 02, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210069.

Este artigo tem como objetivo problematizar a minoria feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e verificar como se dá o incentivo às meninas e mulheres, principalmente na área da Educação Matemática. Para isso, analisamos o documento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) intitulado Decifrar o código, que relata como está ocorrendo a inserção das mulheres nessas áreas e divulga o panorama da participação e do desempenho das meninas ao redor de todas as regiões do mundo, identificando fatores influenciadores nos âmbitos individual, familiar, escolar e social. Este documento faz parte da agenda global, que tem como foco alcançar 30 objetivos específicos, sendo o 5o a promoção da igualdade de gênero. Assim, é possível dizer que a escolha da minoria feminina não ocorre por acaso e que os principais âmbitos influenciadores podem desconstruir essa realidade.

Keywords : Educação matemática; Mulheres; Igualdade de gênero; UNESCO; Agenda global.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )