SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The voices of those involved in the inclusion of autistic learners in Mathematics classesThe deconstruction of discriminatory discourses of sexuality and gender: presenting diagnoses and problematizations that are relevant to Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

LIMA, Keila Padilha de Oliveira Camargo de; PASSOS, Marinez Meneghello  and  LIMA, João Paulo Camargo de. Quando sei que eu sei? Quando sei que aprendo? Reflexões metacognitivas de estudantes de engenharia sobre Física. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21071.  Epub Oct 02, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210071.

Neste artigo trazemos os resultados de uma investigação que se dedicou a interpretar as percepções de estudantes do primeiro ano de um curso de Engenharia de uma universidade pública do estado do Paraná, sobre o saber e o aprender Física. Os estudantes responderam a um questionário com questões dissertativas que interpelavam a respeito de suas percepções relativas ao aprender e saber. Com base nas respostas dos estudantes e tomando os procedimentos da Análise de Conteúdo, foram observadas descrições das relações com o saber em três dimensões: epistêmicas, pessoais e sociais, assumidas por categorias a priori para a organização dos registros. Os movimentos analíticos permitiram evidenciar unidades de sentido e identificar verbos que caracterizassem as percepções dos estudantes em relação ao saber e ao aprender Física. Os resultados apontaram para o sentido de saber e de aprender relacionado com: prática/aplicação, processo de reflexão e dúvida em relação aos conteúdos de Física.

Keywords : Metacognição; Processo de ensino e aprendizagem; Ensino de física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )