SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The deconstruction of discriminatory discourses of sexuality and gender: presenting diagnoses and problematizations that are relevant to EducationA critique of philosophical reductionism in Chemistry regarding Quantum Mechanics as a fundamental element for teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CAMPANINI, Barbara Doukay  and  ROCHA, Marcelo Borges. O teatro na educação brasileira para a construção do pensamento científico: um estudo na formação inicial de professores. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21073.  Epub Oct 02, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210073.

Ao longo da nossa história o teatro tem sido utilizado como estratégia pedagógica para o ensino de ciências. Este recurso didático permite desenvolver o pensamento crítico por meio de uma linguagem poética que potencializa o pensamento científico por intermédio da representação, da observação e do questionamento, possibilitando a organização de ideias para uma formação científica de qualidade. Neste artigo, analisamos a produção e a utilização de dois roteiros para a elaboração dos planos de aula de um grupo de 20 licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, que colaboraram com esta pesquisa. Foram discutidas as contribuições do uso do teatro científico para o ensino, assim como as possibilidades e entraves observados durante todo o processo em que participaram das atividades para a construção deste aparato pedagógico. Com base nos dados apresentados, acreditamos que o teatro seja um recurso com grande potencial de divulgação científica para a formação dos estudantes.

Keywords : Formação inicial do professor; Teatro e educação; Pensamento científico; Sequência didática interativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )