SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Science teaching based on the topic of Mining: a proposal with an STS focus and three pedagogical momentsThe influence of socialization processes on Math teachers' practices involving music: effects on identity constitution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

KIEFER, Juliana Gabriele  and  MARIANI, Rita de Cássia Pistóia. Área como grandeza geométrica: direcionamentos dos PCN e da BNCC com ênfase nas representações semióticas. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22003.  Epub Mar 09, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220003.

Este artigo tem por objetivo analisar como o conceito de Área de figuras planas e suas apreensões são abordados no Ensino Fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, fundamenta-se no modelo teórico proposto por Douady e Perrin-Glorian, exposto em Bellemain e Lima, relativo à didática das grandezas geométricas e nos pressupostos dos registros de representação semiótica de Duval. Caracteriza-se como qualitativo, do tipo documental, e utiliza princípios da análise de conteúdo. Os resultados apontam que tanto os PCN quanto a BNCC enfatizam a importância de utilizar diferentes representações matemáticas. Em ambos, o conceito de Área consta, em sua maioria, no bloco de conteúdo/unidade temática das Grandezas e Medidas. Verifica-se que a BNCC, além de indícios de registros figurais, numéricos, algébricos e gráficos, como nos PCN, também privilegia registros em língua natural. Constatam-se indicativos, em ambos documentos, de apreensões sequencial, perceptiva, discursiva e operatória

Keywords : Ensino de matemática; Ensino fundamental; Grandeza geométrica; Parâmetros Curriculares Nacionais; Base Nacional Comum Curricular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )