SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Area as a geometric quantity: PCN and BNCC guidelines with an emphasis on semiotic representationsTeacher literacy practices in an enterprise with mathematical tasks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PEREIRA, Flávia Helena  and  COSTA, Váldina Gonçalves da. Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22004.  Epub Mar 09, 2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220004.

A identidade profissional de um sujeito se constitui pelas vivências na socialização primária, perpassando pela trajetória profissional. Fundamentando-se em autores como Dubar, Bolívar, Berger e Luckmann, descrevem-se relatos de professoras de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental que utilizam música na sala de aula, com o objetivo de compreender de que maneira a música esteve ou está presente na formação da identidade dessas professoras. Utilizando a cartografia, apresenta-se um mapa cartográfico com os pontos de destaque dos relatos registrados. Verificou-se que as vivências das participantes influenciaram nas decisões para a utilização da música na sala de aula. Identificaram-se como práticas desenvolvidas: meditação, música no ambiente, utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos e para a revisão de conteúdos.

Keywords : Ensino de matemática; Ensino fundamental; Identidade docente; Socialização do indivíduo; Matemática e música.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )