SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Área como grandeza geométrica: direcionamentos dos PCN e da BNCC com ênfase nas representações semióticasPráticas de letramento docente em um empreendimento com tarefas matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

PEREIRA, Flávia Helena  y  COSTA, Váldina Gonçalves da. Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22004.  Epub 09-Mar-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220004.

A identidade profissional de um sujeito se constitui pelas vivências na socialização primária, perpassando pela trajetória profissional. Fundamentando-se em autores como Dubar, Bolívar, Berger e Luckmann, descrevem-se relatos de professoras de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental que utilizam música na sala de aula, com o objetivo de compreender de que maneira a música esteve ou está presente na formação da identidade dessas professoras. Utilizando a cartografia, apresenta-se um mapa cartográfico com os pontos de destaque dos relatos registrados. Verificou-se que as vivências das participantes influenciaram nas decisões para a utilização da música na sala de aula. Identificaram-se como práticas desenvolvidas: meditação, música no ambiente, utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos e para a revisão de conteúdos.

Palabras clave : Ensino de matemática; Ensino fundamental; Identidade docente; Socialização do indivíduo; Matemática e música.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )