Ciência & Educação
Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X
Abstract
SILVA, Neomar Lacerda da and OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Práticas de letramento docente em um empreendimento com tarefas matemáticas. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22005. Epub Apr 06, 2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220005.
Neste artigo objetivamos identificar e descrever a negociação de significados em práticas de letramento docente em um empreendimento do qual participaram professoras/ es que ensinam Matemática. Para tanto, inspirados em uma perspectiva sociocultural do letramento, utilizamos uma abordagem qualitativa e os constructos teóricos participação, reificação e negociação de significados para descrever a prática de professoras/es quando selecionaram e analisaram tarefas para os anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública. A produção do material empírico ocorreu por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados indicam que a seleção e a implementação de tarefas ocorreram conforme o contexto das turmas e em referência a aspectos da prática, para desenvolver tarefas e narrativas de aula. As análises sugerem que essas ações refletiram usos sociais da leitura e da escrita, em práticas reconhecidas e valorizadas naquele contexto, e a forma como usaram os textos para se socializar e serem reconhecidas/os como participantes.
Keywords : Ensino de matemática; Formação de professores; Letramento; Negociação de significados.