SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitáriaO ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SILVA, Neomar Lacerda da  e  OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Práticas de letramento docente em um empreendimento com tarefas matemáticas. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22005.  Epub 06-Abr-2022. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320220005.

Neste artigo objetivamos identificar e descrever a negociação de significados em práticas de letramento docente em um empreendimento do qual participaram professoras/ es que ensinam Matemática. Para tanto, inspirados em uma perspectiva sociocultural do letramento, utilizamos uma abordagem qualitativa e os constructos teóricos participação, reificação e negociação de significados para descrever a prática de professoras/es quando selecionaram e analisaram tarefas para os anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública. A produção do material empírico ocorreu por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados indicam que a seleção e a implementação de tarefas ocorreram conforme o contexto das turmas e em referência a aspectos da prática, para desenvolver tarefas e narrativas de aula. As análises sugerem que essas ações refletiram usos sociais da leitura e da escrita, em práticas reconhecidas e valorizadas naquele contexto, e a forma como usaram os textos para se socializar e serem reconhecidas/os como participantes.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Formação de professores; Letramento; Negociação de significados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )